CORAÇÃO DE JESUS (Parte 3) CENÁRIOS DE FILMES

A região de Coração de Jesus tem muitos lugares que lembram CENÁRIOS DE FILMES, além do Sítio Paleontológico do Piripiri, que já citamos que lembra o cenário do Jurassic Park!

E de fato, alguns lugares do sertão mineiro de Coração de Jesus chegou a ser uma LOCAÇÃO da minissérie inspirada na grande obra de GUIMARÃES ROSA, o GRANDE SERTÃO VEREDAS, produzida pela Rede Globo em 1985.

Sede da Fazenda de João Deraldo

As fotos abaixo são da capela da fazenda de João Deraldo. Nesta região foi gravada uma cena de batalha, e bem próximo dali, no Rio Pacuí, foi gravada a cena onde Riobaldo (Toni Ramos), vê a Diadorim (Bruna Lombardi) tomando banho de rio.

Capela da Fazenda de João Deraldo
Interior da Capela
Mel, imaginando as cenas das batalhas – Pronta para atuar

Também descobrimos que muitos MORADORES da época participaram como FIGURANTES desta minissérie, e chegamos a ENCONTRAR UM DELES assistindo a NOSSA PALESTRA na cidade! Muito legal!

EM COMPENSAÇÃO, ficamos bem DECEPCIONADOS com o ESTADO DE ABANDONO da fazenda. A casa da fazenda está em RUÍNAS!

Ali seria um belo ponto turístico, que poderia conter um ACERVO dos BASTIDORES da minissérie que fora grande parte gravada em Coração de Jesus, ter as HISTÓRIAS que A CIDADE VIVEU NA ÉPOCA, as HISTÓRIAS e FOTOS dos FIGURANTES nativos que participaram desta belíssima obra! Que tal?

Fora isso, nesta região ainda pode-se refrescar no RIO PACUÍ, e ainda conhecer uma ANTIGA PONTE DE MADEIRA!

Mel, apreciando a beleza da água cristalina do Rio Pacuí

Em Coração de Jesus há duas pequenas comunidades que se destacam pelos CASARIOS ANTIGOS, do PERÍODO COLONIAL. Também são outras LOCAÇÕES INTERESSANTES, que dariam um BELO CENÁRIO, principalmente. para os ensaios fotográficos, e novelas de época!

A comunidade de SÃO GERALDO também é uma comunidade QUILOMBOLA, onde estão tentando preservar a sua cultura e tradições. A outra é a comunidade de SÃO JOAQUIM.

Vejam as fotos destes lugares que nos REMETEM AO PASSADO, e ainda preservam muito da TRANQUILIDADE DO INTERIOR MINEIRO.

No norte de Minas conhecemos uma árvore chamada GAMELEIRA. Ela LANÇA as suas RAÍZES por LONGAS DISTÂNCIAS, PASSA POR FRESTAS, CONTORNA e ABRAÇA cada OBSTÁCULO no meio do caminho.

AS SUAS RAÍZES CRESCEM BASTANTE, tanto em COMPRIMENTO, quanto na ESPESSURA. Já vimos raízes que parecem COLUNAS, outras que parecem que DERRETERAM em cima das ROCHAS, e outras que formam PORTAIS!

Para quem assistiu o filme TOMB RAIDER com a Angelina Jolie, vai achar semelhança em uma das cenas onde ela chega em um lugar em ruínas, e tem uma Gameleira gigantesca em cima.

Estas fotos são da região do SUMITUMBA, em CORAÇÃO DE JESUS. Reparem nas DIMENSÕES da ESCALA HUMANA com o local, e com estas raízes! É a NATUREZA mostrando a sua FORÇA!

Cris (1,7m) e a Gameleira Gigante – Escala Humana

Esse lugar é INCRÍVEL, concordam? E para nós INESQUECÍVEL!

Aliás, CORAÇÃO DE JESUS será INESQUECÍVEL para nós! Foi uma grande SURPRESA conhecer esta região, tão ESPECIAL, com tantas ATRAÇÕES ÚNICAS!

Não conseguiremos mostrar aqui tudo o que vimos em Coração de Jesus agora. Mas o que apresentamos aqui já mostra que tem muitas BELEZAS e muita HISTÓRIA neste lugar!

Apesar do seu nome ser LAGOA FEIA, de feia ela não tem nada não! Esse nome se refere a uma lenda da região.

Dizem que ali existia um poço. Um certo dia os moradores escutaram um forte estrondo e um deles foi verificar o ocorrido. Voltou surpreso pois no lugar do poço tinha surgido um “Lagoa Feia!”

Em Minas a palavra “FEIO(A)” é usada para indicar algo “GRANDE”: “o estrago foi feio (=o estrago foi grande).

Além disso, esta lagoa tem muitas HISTÓRIAS e MISTÉRIOS!

Pra começar, é uma lagoa é uma das poucas no mundo que ESTÁ NO TOPO DO MORRO. A maioria dos lagos geralmente se formam nos vales.

A sua PROFUNDIDADE é tão GRANDE, que ninguém conseguiu encostar os pés no fundo ainda! Estima-se pelo menos, 40 METROS de PROFUNDIDADE.

ACREDITA-SE que a lagoa seja um RESPIRO de algum LENÇOL FREÁTICO, mas ainda não há dados sobre isso.

A área do espelho d’água equivale a 4 hectares e andar ao seu redor nos remete à beira de uma PRAIA PARADISÍACA, com AREIA BRANQUINHA, e COQUEIROS na borda.

A lagoa fica em uma propriedade particular há 22km da cidade de Coração de Jesus, e há 12km da cidade de São João da Lagoa.

Este texto é terceira parte de uma série de 3 postagens sobre a cidade de Coração de Jesus:

Ajude-nos a divulgar as belezas do Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha, curta e compartilhe com seus amigos e conhecidos.