Coração de Jesus (Parte 1): A TERRA DOS DINOSSAUROS

Coração de Jesus é uma cidade que nos SURPREENDEU!

PRIMEIRO porque tem MUITAS HISTÓRIAS e ATRATIVOS TURÍSTICOS, e SEGUNDO porque boa parte dos MORADORES DESCONHECEM esse primeiro item.

Na Praça da Matriz, a escultura do Coração de Jesus

Chegamos em Coração de Jesus, e falamos que estávamos ali para visitar os atrativos turísticos da cidade, e muitos nos disseram que ali não tinha nada não!

Depois de 2 semanas percorrendo a cidade e as suas comunidades, fizemos PALESTRAS em praça pública e nas escolas, para mostrar para a população, uma parte de Coração de Jesus que poucos conhecem!

Muitos assistiram de boca aberta, sem acreditar que aquelas imagens eram da cidade e arredores em que moravam! Alguns disseram que viajam para outras cidades, sem saber que o “quintal” deles é tão interessante quanto os outros lugares!

Muitos vieram nos agradecer, pois segundo eles, se a gente não mostrasse, eles nem saberiam que moravam em um lugar tão precioso!

E a partir de agora, vamos apresentar a você, um pouco o que esta região tem de mais belo e valioso! Dividimos os textos em 3 postagens:

Nos acompanhe nesta viagem!

A TERRA DOS DINOSSAUROS

A partir de 2005 foram encontrados em Coração de Jesus, FÓSSEIS de DINOSSAUROS. Entre eles está o fóssil MAIS ANTIGO da AMÉRICA DO SUL (120 milhões de anos), e o MAIS COMPLETO do mundo, com 96% da ossada encontrada!

Réplica em tamanho real da cabeça do dinossauro encontrado na região, que está no museu da cidade (Fundação Cultural José Alves de Macedo).

Este fóssil foi descoberto pelo Sr. Ubirajara Macedo, que há muitas décadas explora todo o norte de Minas, catalogando as inúmeras CAVERNAS da região, e ainda procura por mais fósseis de dinossauros!

Ubirajara Macedo, o “senhor dinossauro”!

A espécie mais famosa encontrada na região é um TITANOSSAURO, que chegava à 13 metros de comprimento, e 4 metros de altura. Foi batizado de TAPUIASSAURO MACEDOI, em homenagem aos índios Tapuias que habitavam o interior do Brasil, e ao Sr. Ubirajara Macedo, o descobridor do fóssil!

INFELIZMENTE as OSSADAS e a RÉPLICA SAÍRAM do estado de Minas Gerais. MAS a promotoria pública já está movendo uma AÇÃO PARA TRAZER A RÉPLICA (que é de direito da cidade) de volta! E esperamos poder voltar algum dia para Coração de Jesus para ver a réplica do dinossauro norte mineiro!

Até agora foram encontrados 6 FÓSSEIS, porém no final de outubro de 2019, recebemos a notícia que foram encontrado outros fósseis!

Fundação Cultural José Alves de Macedo, o museu da cidade.

SÍTIO PALEONTOLÓGICO DO PIRIPIRI

O SÍTIO PALEONTOLÓGICO do PIRIPIRI é um dos locais onde foram encontrados FÓSSEIS de DINOSSAUROS!

Imagine os dinossauros andando por ali e se sinta no filme do Jurassic Park!

O caminhar no local, nos remete ao filme JURASSIC PARK. Um grande vale, com palmeiras espaçadas, que nos faz IMAGINAR aqueles ANIMAIS GIGANTESCOS circulando por lá!

Ainda é possível Encontrar PEQUENOS FRAGMENTOS dos FÓSSEIS dos DINOSSAUROS por lá. Vejam as fotos, e dê asas à IMAGINAÇÃO!

Pequenos fragmentos de ossos de dinossauros que ainda se encontram no sítio paleontológico do Piripiri.

INSCRIÇÕES RUPESTRES

Além dos fósseis de DINOSSAUROS, há na região de Coração de Jesus um lugar conhecido como a LAPA DOS TAPUIAS – CALIONGUÊ, cuja superfície está repleta de INSCRIÇÕES RUPESTRES!

Lapa dos Tapuias – Calionguê: Uma grande extensão repleta de inscrições rupestres.

Estas inscrições datam de 12.000 ANOS atrás! E um diferencial em relação às inscrições rupestres da região, é que alguns desenhos foram feitos com TINTA BRANCA, e não o tradicional vermelho e amarelo encontrado nas regiões vizinhas. Um REGISTRO MAGNÍFICO dos ANTEPASSADOS que habitavam esta região!

Conhecer algo tão RARO nos trouxe muita EMOÇÃO. PORÉM, essa emoção se transformou em uma GRANDE TRISTEZA, ao perceber que os visitantes atuais não RESPEITAM ou VALORIZAM algo de VALOR TÃO INESTIMÁVEL!!!

Encontramos muitas INSCRIÇÕES “BURRESTRES” riscados por cima das INSCRIÇÕES RUPESTRES. Tem vários nomes, números, e desenhos que danificaram destas raridades. TRISTE e REVOLTANTE!

Triste constatação do vandalismo sobre as inscrições rupestres.

Por este motivo, resolvemos ir nas ESCOLAS PÚBLICAS para informar o ocorrido, pois SE QUEREMOS PRESERVAR, TEMOS QUE EDUCAR! E o IMPACTO foi muito POSITIVO! Vejam o vídeo das nossas palestras em Coração de Jesus!

VK nas escolas: mostrando uma Coração de Jesus que eles não conheciam.

Se a GERAÇÃO de AGORA não PRESERVAR, as GERAÇÕES FUTURAS não terão a chance de APRECIAR!