Retrospectiva 2018

O Ano de 2018 foi muito ESPECIAL para nós! Saímos da nossa zona de conforto, mudamos radicalmente a nossa vida, e hoje encaramos a vida na estrada!

No dia 1º de Janeiro a nossa Kombi Beatriz, estava pronta, e então caímos na estrada para a nossa primeira viagem teste da nossa casa sobre rodas!

Fomos até o sul do Mato Grosso do Sul para visitar uns parentes, e de lá retornamos a São Paulo depois de 3 meses construindo os móveis da nossa Kombihome, para desfazer de tudo o que a gente tinha, antes de começar a nossa vida nômade!

Ainda neste período em São Paulo, tivemos a oportunidade de encontrar outros apaixonados por Kombis, e aproveitamos estes primeiros meses do ano para fazer mais viagens testes para assegurar que a casa sobre rodas estava em ordem, antes de pegar a estrada em definitivo!


No dia 4 de Maio de 2018, com os testes e ajustes feitos na Kombi, apartamento em São Paulo desocupado, começava enfim, a nossa vida sem CEP!

E DESDE ENTÃO, TEMOS VIVIDO COM MENOS, MAS VIVEMOS MELHOR!

Neste ano de 2018, visitamos 19 cidades, trabalhamos na estrada, estudamos e desenvolvemos produtos para a venda presencial, vivenciamos muitas experiências, ou seja, mudamos radicalmente o nosso estilo de vida!

Conhecemos lugares incríveis e surpreendentes como o Vale do Peruaçu, e outros igualmente surpreendentes mas pouco conhecidos como Matias Cardoso, e Serranópolis de Minas. Paisagens belíssimas, com muita diversidade de relevo, e de vegetação!

Vivenciamos muitos eventos culturais como a Cavalhada, o dia dos Santos do Rio, e tivemos o privilégio de assistir uma apresentação de músicas típicas, como a Catira e da Folia de Reis, feita especialmente para nós! Também conhecemos o compositor Geraldo Gomes que nos encantou ao som da sua sanfona, e escutamos os causos mirabolantes do Sr. Oscarino, que segundo ele, é tudo verdade!

Experimentamos pratos típicos do norte mineiro, como o maxixe, a galinha caipira, e a paçoca de carne seca. Saboreamos uma grande variedade de sucos, como o cajá-manga, tamarindo, suco de coquinho, e vários outros… Um suco que nos surpreendeu foi o de semente de abóbora com limão! Delicioso e muito nutritivo! Ainda provamos uns pratos bem diferentes como o ensopado de cabeça de peixe, e a farofa de palma (um tipo de cacto). Tudo muito delicioso!

Conhecemos pessoas incríveis! Pessoas que nos acolheram, pessoas que cuidavam de nós, pessoas que nos surpreenderam, que nos fizeram rir e chorar de emoção! Ainda não sabemos muito bem o que acontece, mas vira e mexe a nossa Kombi vira um divã, e quando menos se espera, sempre rolam muitas emoções e muitas lágrimas também!

E para quem não sabe, ainda fazemos ações sociais por onde passamos. Em parceria com uma ação urbana de São Paulo, o Achei Origami, em cada cidade deixamos pelo menos um origami (figuras feitas com dobraduras) para alegrar o dia de quem o achar!

Também visitamos as escolas estaduais e municipais nas cidades por onde passamos. Como nós tivemos que usar muito conhecimento e criatividade para que coubesse uma casa completa dentro de um espaço tão reduzido, incentivamos os alunos a alinhar os estudos e a criatividade para solucionar as questões do dia a dia! Além disso, mostramos um modo de vida alternativo, onde também falamos de sustentabilidade, do uso consciente da água e da energia elétrica.

Outra ação social que temos feito ultimamente, é o plantio de pelo menos uma árvore em cada cidade por onde passamos! Após o plantio, deixamos algum responsável para cuidar da árvore, e assim vamos acompanhando o seu desenvolvimento à distância! Geralmente passamos os cuidados para as crianças, com o intuito de criar responsabilidades desde cedo!

Ligando a nossa história a estas árvores, é um elo que formamos com a cidade, com os moradores, e que pode durar por muitas gerações!

Enzo, o nosso cuidador do nosso ipê em Serranópolis de Minas. Vão crescer juntos!

E para fechar o anos com chave de ouro, um outro acontecimento que nos marcou foi que, devido às nossas experiências em viagem e turismo (muito antes mesmo da nossa Viagem Kombinada), a comunidade de Serranópolis de Minas nos convidou para avaliar o potencial turístico da região, e disso criamos a nossa primeira palestra sobre o Turismo Empreendedor! Uma experiência incrível, onde nos orgulhamos de ter plantado uma semente para o desenvolvimento do turismo nesta região, que tem muito mais que belas paisagens!

Uma das coisas que devemos esclarecer, é que o nosso estilo de vida NÃO É FÁCIL NÃO! Saímos da nossa área de conforto, e em cada cidade que chegamos temos que RECOMEÇAR, conhecer novas pessoas, vender os nossos produtos, e conseguir algum trabalho.

Mas por outro lado, por tudo o que temos vivido, nós temos muito o que agradecer! Foi um ano cheio de DESAFIOS, mas também de muitas VIVÊNCIAS e muito APRENDIZADO, de NOVAS AMIZADES, e de GRANDES MEMÓRIAS!

NÓS NUNCA TIVEMOS TÃO POUCO EM TERMOS MATERIAIS E FINANCEIROS, MAS AO MESMO TEMPO, NUNCA FOMOS TÃO PLENOS E FELIZES COMO AGORA!

Que 2019 seja para todos nós, tão maravilhoso como 2018 foi para nós! Aproveitamos para agradecer à todos que nos acompanham, que nos incentivam, que mandam muitas palavras de carinho e boas energias para nós! Que vocês recebam em dobro tudo aquilo que vocês nos dão!

E continuem com a gente, porque ainda temos muito muita estrada pela frente, kombinado???

Anúncios