Energia Solar na Kombi Beatriz

Como toda casa convencional, nossa casinha sobre rodas também possui um sistema de energia elétrica, projetado para alimentar nossos equipamentos eletroeletrônicos.

Beatriz na sala de espera da Renergy Energia Solar
Beatriz na sala de espera da Renergy Energia Solar

A energia elétrica da casinha, é composta atualmente de dois circuitos , independentes entre si, com características e relevâncias específicas. São eles:

  • Um Circuito Elétrico Interno (Fotovoltaico -12/127volts
  • Um Circuito Elétrico de Origem Externa (127/220v).

Sendo os dois circuítos controlados neste painel, mostrado na foto abaixo.

Disjuntores
Vista do controlador de carga (azul), e do nicho que abriga os disjuntores.

O circuito principal, é o circuito interno, que basicamente capta energia solar através de um painel fotovoltaico, que a transforma em energia elétrica 12 volts, e por meio de um controlador de carga armazena esta energia em uma bateria estacionaria.

Processo de Instalação dos Circuitos Elétricos
Interior da Kombi Beatriz durante o processo de instalação dos circuitos elétricos.

Uma vez armazenada na bateria estacionaria a energia pode ser utilizada no “formato” 12 volts, ou fazer-se uso de um conversor de energia, que transforma esta energia elétrica de 12 volts para 127volts, permitindo o uso de equipamentos que funcionem nesta corrente, como laptops, celulares, etc.

A bateria estacionaria e o inversor foram instalados na parte interna de nosso sofá/baú/cama, como forma de melhor aproveitar o espaço interno da Kombi.

Nosso circuito interno é composto por:

  • Painel Solar;
  • Bateria estacionaria;
  • Controlador de Carga;
  • Disjuntores;
  • Fusíveis de proteção;
  • Inversor;
  • 2 Tomadas 12 volts;
  • 4 Tomadas 127 volts;

O circuito elétrico interno tem como principal função alimentar nossos equipamentos que utilizam a energia elétrica em formato 12 volts, que são um Climatizador, uma bomba d’agua de nossa cozinha, a bomba d’agua do chuveiro, iluminação em led, e nossa geladeira que funciona em 12/24/110 ou 220 volts.

Nossa geladeira, produzida pela Resfriar, fora o equipamento que mais influenciou no projeto elétrico, ela tem capacidade de 31 litros, funcionando em 12/24/110/220 volts.

 

Este circuito fora calculado para termos cerca de 30 horas de autonomia em energia elétrica, com consumo moderado, sem precisarmos utilizar fonte externa de energia para o funcionamento principalmente da geladeira.

Já o circuito elétrico de origem externa, é mais simples.

É composto por uma tomada de conecção, localizada próximo ao motor da Kombi, que ligada a rede de energia elétrica externa através de um cabo fornece energia 110volts ou 220 volts dependo da região do Brasil para que possamos conectar a geladeira e ou equipamentos eletroeletrônicos.

Nosso circuito “externo” é composto por:

  • Tomada Trifásica,
  • Extensão Trifásica;
  • 4 Tomadas 127/220 volts.
  • Disjuntores;

Todo o sistema elétrico autônomo da Kombi Beatriz,  fora dimensionado pelo engenheiro eletricista Ivan Menezes, da Renergy Energia Solar, de Janaúba, Minas Gerais, especializados em geração de energia elétrica através de painéis solares, com base nas informações fornecidas por nós, atendendo as nossas necessidades.

Queres saber mais sobre nosso o projeto do nosso sistema de energia elétrica é só escrever para nós.

Para saber mais sobre as vantagens de usar Energia Solar é só acessar o site da Renergy Energia Solar que tem muita informação legal sobre o assunto.

 

Construindo a Viagem Kombinada Curiosidades Projeto Sistemas

Anúncios

Viagem Kombinada Visualizar tudo →

Casal de Fotógrafos, trabalhando, morando e deslocando-se pelas regiões brasileiras a bordo da Kombi Beatriz.

%d blogueiros gostam disto: