Após definido a identidade visual do Viagem Kombinada, o próximo passo nesta jornada era planejar a transformação da Kombi Beatriz em nossa casa e escritório.
Para isso fizemos muitas pesquisas. Precisávamos listar as nossas necessidades e expectativas e comparar com as necessidades e dificuldades reais que existem para aqueles que optam por um estilo de vida nômade.
Assistimos vários vídeos de viajantes, que estão em viagem nos mais diversos tipos de veículos, desde os que optam por uma bicicleta, um carro, um caminhão, uma van e é claro uma Kombi pelo Brasil e pelo mundo.
Foram horas e horas de aprendizado teórico, muitas analises e discussões, comparando tudo o que estes incríveis viajantes disponibilizaram nas redes sociais e em livros, com as nossas necessidades e expectativas, afinal é preciso usar a experiência deles a nosso favor, pois, nunca realizamos nada parecido com o que estamos nos propondo fazer.
Cada vídeo que assistimos, apresentava situações peculiares de cada projeto, o que em nossa analise apresentava muitas possibilidades, pois, cada viajante optava por solucionar o problema da melhor e mais funcional maneira, adequando muitas vezes a solução ao local e recursos onde estavam, e principalmente a condição financeira, o que nos é muito importante.
Diante disso decidimos, então, usar um pouco de nossa experiência de vida e ver nosso projeto de “fora”, subdividindo-o em pequenos subsistemas isolados, para depois o s integrar num sistema maior e assim resolvermos na TEORIA as interferências, para depois minimizar os custos e retrabalhos na hora de executa-los, tornando-os reais e funcionais.
Assim, dividimos nosso sistema geral nos seguintes subsistemas:
- Hidráulico – sobre autonomia em água potável, água servida e banho.
- Fotovoltaico – sobre autonomia elétrica.
- Cargas – sobre o transporte de equipamentos e subsistemas, criação de armários.
- Dormitório – sobre a concepção da cama.
- Refeitório – sobre a concepção da integração pia/fogão.
- Climatizador – sobre a melhoria do conforto térmico.
- Escritório – sobre a adaptação em escritório.
Feito isso, criamos um primeiro infográfico para poder começar a analisar as particularidades e influências de um subsistema em outro e no sistema geral.

Nos próximos “posts” descreveremos cada um dos subsistemas, e como pretendemos torná-los reais e funcionais.
Queremos muito que você participe desta fase, e através de sua experiência, nos de dicas e sua opinião, para que tenhamos sucesso nesta fase tão importante de nosso projeto.